sábado, 26 de fevereiro de 2011

Preparação intensiva para o ENEM

Competências avaliadas no ENEM em Redação.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) exige que o candidato redija um texto do tipo dissertativo-argumentativo, cujo tema se relacione a questões sociais, políticas, culturais e/ou científicas, a partir de uma situação-problema. É automaticamente desconsiderada para correção pela banca avaliadora a redação que se afastar do tema proposto ou for de encontro aos direitos humanos e à cidadania.
São cinco as competências avaliadas na prova de redação, conforme se verifica a seguir:
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
Você não precisa escrever como Machado de Assis ou Gilberto Dimenstein! Porém, é necessário demonstrar um conhecimento mínimo de regras básicas de escrita na nossa língua, supostamente aprendidas em 11 anos ou mais de escolaridade.
Por exemplo, atentar para a pontuação é essencial, pois uma vírgula ou ponto final no lugar errado pode comprometer o sentido do seu texto e dificultar a compreensão por parte do leitor (no caso, o avaliador da banca de correção). Além do sentido, é importante lembrar que o respeito às normas gramáticas, ainda que não seja o requisito mais importante na construção do sentido do texto, demonstra algum grau de conhecimento a respeito da língua e isso pode contar a seu favor.
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
A compreensão da proposta de redação já é o primeiro passo para que você possa se sair bem na prova, uma vez que o desenvolvimento do tema apresentado torna-se muito mais tranqüilo e não há o risco de seu texto ser desconsiderado pela banca de correção. Além de disso é preciso lembrar de que se trata de um texto em prosa (ou seja, você não pode escrever um poema), do tipo dissertativo-argumentativo, o que significa adotar um posicionamento crítico e reflexivo diante de determinada questão ou expressar sua opinião de modo claro e coerente.
Para isso, é essencial valer-se de seu conhecimento de mundo, uma vez que se torna muito mais difícil elaborar um texto sobre algo que você nunca ouviu falar. Daí a importância da leitura de textos diversificados, sobretudo os jornalísticos, para que você tenha o que dizer em sua redação.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Não basta apresentar dados e informações ou mesmo expressar sua opinião ou expor argumentos se você não for capaz de selecionar, dentre estes, aqueles que de fato apresentam pertinência com o tema proposto.
Ademais, além de uma seleção criteriosa de dados, informações e argumentos, é primordial saber organizar as idéias a partir deles e apresentar a sua interpretação para a situação-problema em questão, estabelecendo relações lógicas e coerentes e fazendo a sua leitura da realidade, a fim de demonstrar seu ponto de vista em relação ao tema proposto.
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Além da seleção adequada dos argumentos, conforme ressaltado no item anterior, faz-se necessário organizá-los no texto de modo lógico e coerente. Para isso, é fundamental utilizar os chamados elementos de coesão textual e/ou os organizadores argumentativos, como, por exemplo, advérbios, locuções adverbiais e conjunções, estabelecendo relações adequadas entre termos e também entre os parágrafos, sobretudo no desenvolvimento do texto, a fim de que o sentido seja construído de maneira clara e objetiva.
É preciso, ainda, saber utilizar um repertório lingüístico ou vocabular adequado ao tema e aos objetivos do texto. Isso não significa, em hipótese alguma, valer-se, de maneira desenfreada, de termos e/ou expressões considerados mais rebuscados ou eruditos a fim de impressionar a banca de correção.
Lembre-se de que os membros dessa banca são professores de português e já estão bastante acostumados às táticas e “truques” dos candidatos. De nada adianta valer-se desse tipo de artifício para impressioná-los. Assim, é fácil perceber que o vocabulário escolhido deve ser simples e direto e atender aos objetivos do texto.
5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Partindo-se de uma proposta de redação que apresenta uma situação-problema, é possível concluir que toda a construção da argumentação deve ter como objetivo a apresentação de possíveis soluções para a questão levantada. A solução, ou soluções, porém, deve resultar de uma relação lógica e coerente com os argumentos, opiniões, informações e dados apresentados no desenvolvimento.
Ademais, embora seja muito difícil que isso ocorra – até porque muitas formas de preconceitos e/ou desrespeito aos valores humanos recebem hoje algum tipo de sanção legal -, é aconselhável cautela diante de seu posicionamento a respeito de determinadas questões consideradas o calcanhar-de-aquiles das sociedades contemporâneas. Por exemplo, o preconceito racial, social e/ou religioso, a prática de tortura ou a apologia à violência de qualquer espécie.
A razão é óbvia: idéias e/ou concepções retrógradas e pouco ortodoxas acerca desses temas vão contra as muitas conquistas, sociais, políticas e culturais sedimentadas depois de décadas ou até mesmo séculos de luta por justiça social e respeito à integridade humana.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

De olho na Redação

Redação

Redação - Aprenda a escrever bons textos para o vestibular.
Veja todos os artigos por Redação
Por: Renato Amaral -

O mundo está passando por uma séria recessão provocada pela volatilidade dos fluxos internacionais de capital especulativo. O dinheiro hoje está num país e puff! Como num passe de mágica e com algumas tecladas num computador, pode ir parar em outro país que o especulador julgar mais rentável ou mais seguro.

O Brasil, infelizmente, tornou-se joguete num cassino de péssimo gosto: durante o ano de 1998 perdeu cerca de US$ 40 bilhões em poucos meses em virtude do pânico trazido pela crise russa. Os grandes especuladores não têm pátria e são insensíveis ao sofrimento social que causam nos países emergentes.

Países inteiros como a Tailândia, Indonésia e Coréia foram devastados por investidores irracionalmente tomados por um espírito de rebanho. Houve um estouro da boiada rumo ao precipício. A saída maciça de dinheiro dessas nações culminou com um grave aumento das falências, do desemprego, da miséria e provocou até mesmo ondas de suicídios.

Os temas de redação da maioria dos vestibulares deverão centrar-se em torno da instabilidade econômica e social que o planeta atravessa. Podemos prever os seguintes temas:

. A fragilidade econômica dos países emergentes;

. A única certeza é a incerteza;

. Convivendo com a dúvida;

. Sobrevivendo às crises;

. Buscando esperanças em meio ao sofrimento;

. Instabilidade psíquico-social;

. A dívida social;

. O desemprego;

. A violência urbana;

. A possível volta de um nacionalismo exacerbado como reação à fuga de dólares;

. O movimento sem-terra e a violência no campo;

. A falência do paradigma de fluxo irrestrito de capitais internacionais;

. Transição econômica;

. Encruzilhada política: opção por um Estado social-democrata enorme, esbanjador, paternalista e ineficiente ou por um Estado liberal-burguês pequeno, econômico, eficiente e ágil;

. Ponto de inflexão global.

Sim, tais temas têm alta probabilidade de cair nas provas de todo o Brasil. Leia tudo o que puder nos jornais e revistas sobre a recessão mundial, a fome no Nordeste, greves, fuga de capitais, etc. Assim você estará familiarizado com os assuntos mais prováveis.

Fique, contudo, preparado: algumas bancas examinadoras seguem uma lógica acadêmica própria e, ao que parece, pouco ligam para o mundo real. Costumam propor temas filosóficos distantes do cotidiano dos candidatos e, por isso mesmo, difíceis de ser desenvolvidos.

Para enfrentar esses temas mais pesados, leia livros básicos de filosofia para o segundo grau e intelectualize-se ao máximo. Não consigo imaginar prazer maior para um vestibulando do que ir bem numa redação quando a concorrência naufraga porque tudo o que faz é assistir a programas de baixo nível na TV.

Fique calmo na hora da redação porque isso permite arejar melhor os pensamentos. É até normal ficar com uma certa raiva da banca examinadora quando esta propõe um tema alucinado, mas canalize essa energia para vingar-se tirando nota dez... :-)Veja as diferenças entre analisar, Compreender e Interpretar

Português

Português para o Vestibular
Veja todos os artigos por Português
Por: Colégio Energia

1. O que se pretende com a análise textual?

- identificar o gênero; a tipologia; as figuras de linguagem;
- verificar o significado das palavras;
- contextualizar a obra no espaço e tempo;
- esclarecer fatos históricos pertinentes ao texto;
- conhecer dados biográficos do autor;
- relacionar o título ao texto;
- levantar o problema abordado;
- apreender a idéia central e as secundárias do texto;
- buscar a intenção do texto;
- verificar a coesão e coerência textual;onheça um TRUQUE para ajudar na correção ortográfica



Português

Português para o Vestibular
Veja todos os artigos por Português
Por: Redação Criativa - Ney Mourão
Leiam os dois exemplos de construções textuais abaixo:

* Queda d’água entre pedras e montanhas geralmente exibe uma natureza exuberante a ser contempladas e ser um momento de reflexão.
* Animal doméstico, fiel e companheiro. Sempre disposto a alegra o seu dono.

Voltem, agora, aos dois textos acima e refaçam a leitura. Só que, desta vez, efetuem a leitura EM VOZ ALTA e PAUSADAMENTE. Leiam, articulando bem as palavras, devagar, pensando no que estão lendo, sem pressa de terminar. Não prossigam, na leitura desse texto, sem fazer esse pequeno exercício.

(...) Se fizeram o exercício, atendendo com atenção à orientação, é bastante provável que tenham percebido algo que, na primeira leitura, não teriam percebido:

* Queda d’água entre pedras e montanhas geralmente exibe uma natureza exuberante a ser contempladas e ser um momento de reflexão.
* Animal doméstico, fiel e companheiro. Sempre disposto a alegraR o seu dono.

Na primeira construção, o pequeno deslize de concordância de número (natureza exuberante, no singular; e o verbo referente a ela, “contempladaS”, no plural). Na segundo,
a ausência da terminação do infinitivo verbal (o R, que determina os infinitivos).

É bastante provável, inclusive, que até quem escreveu as frases perceba os deslizes, na leitura em voz alta. Essa leitura articulada, em voz alta, chama-se ORALIZAÇÃO. Não é necessário que voz “alta” seja alta em volume. Durante uma prova, por exemplo, lá, em seu canto, sem incomodar os demais, você pode efetuar a leitura baixinho, como em uma prece, desde que faça a articulação labial do texto.

Esse pequeno “truque”, que não é encontrado em nenhum manual de redação, é inspirado nos estudos sobre a estrutura cerebral. Os centros de controle da escrita e da fala estão em locais diferentes, mas estreitamente articulados. Assim, quando você realiza a oralização, as suas zonas da fala emitem para as zonas da escrita uma espécie de “blip”, um alerta, para pequenas distrações cometidas no texto escrito. Erros que não dizem respeito ao desconhecimento gramatical, mas sim à falta de concentração, ao estresse, ao pensamento acelerado, são autodetectáveis, de uma forma surpreendente.

Pode parecer, em princípio, estranho, mas experimentem! Oralizem! Vocês perceberão que o cérebro é uma caixinha de surpresas, que pode e deve ser explorada!

2. Qual o objetivo da análise?

- levantar elementos para a compreensão e, posteriormente, fazer julgamento crítico.

3. Para compreender bem é necessário que o leitor:

- conheça os recursos lingüísticos.Por exemplo, a regência verbal não compreendida pelo leitor pode levá-lo ao erro. Veja: Assisti o doente é diferente de assisti ao doente. No primeiro caso, a pessoa ajuda ao doente; no segundo, ela vê o doente.

- perceba as referências geográficas, mitológicas, lendárias, econômicas, religiosas, políticas e históricas para que faça as possíveis associações.

- esclareça as suas dúvidas de léxico.

- esteja familiarizado com as circunstâncias históricas em que o texto foi escrito. Por exemplo, para entender que, no poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, o advérbio aqui e lá é, respectivamente, Portugal e Brasil, você tem que saber onde o poeta escreveu seu poema naquela época.

- observe se há no texto intertextualidade por meio da paráfrase, paródia ou citação.

4. Afinal o que é interpretar?

- Interpretar é concluir, deduzir a partir dos dados coletados.

5. Existe interpretação crítica?

- Sim, a interpretação crítica consiste em concluir os dados e, em seguida, julgar, opinar a respeito das conclusões.


Como redigir uma boa redação?

Por Sabrina Vilarinho

Escrever uma redação pode se tornar algo muito complicado. Você olha para o tema: pensa, reflete e nada. Começa pelo título para ver se o texto flui através dele e nada. Inicia a introdução, mas as idéias se confundem e você acaba optando por apagar e começar de novo. Parece um martírio! Porém, não precisa ser assim.

Na dissertação, delimitar um tema específico dentro do que foi sugerido é o primeiro passo. Por exemplo: o tema geral “globalização” abrange muitos contextos. Contudo, o tema específico “Qual é a moeda da globalização: dólar ou euro?” só abrange um aspecto do tema geral.

Um problema pode ser escolher um tema específico do qual você não tem argumentos para expor. Não adianta optar por falar sobre “as conseqüências da globalização na economia” se o estudante não está a par do que acontece. É melhor que ele fale da evolução da internet ocasionada pela globalização.

É interessante fazer um rascunho, colocar as idéias no papel, pois à medida que as idéias forem fluindo o aluno pode ficar mais à vontade, sem se preocupar com a estética: poderá rasurar, apagar, escrever por cima.

Ao passar a limpo, releia seu texto, veja se há algo que queira acrescentar ou retirar, se não há repetições de idéias ou frases soltas, sem desenvolvimento.

Outra sugestão é deixar o título para o final, já que ele deverá instigar o leitor a respeito do que o autor escreveu. E é óbvio que você só saberá o que e como escreveu depois de finalizar o texto.

É importante saber a estrutura e os elementos de um tipo de redação para que você não corra o risco de fugir do que é indicado nas propostas do vestibular na prova de Redação.

Se quiser saber mais sobre o tema “redação”, consulte nossos links a respeito do assunto e saiba mais sobre os tipos de redação e dicas sobre como redigir.
Como redigir uma boa redação?

Por Sabrina Vilarinho

Escrever uma redação pode se tornar algo muito complicado. Você olha para o tema: pensa, reflete e nada. Começa pelo título para ver se o texto flui através dele e nada. Inicia a introdução, mas as idéias se confundem e você acaba optando por apagar e começar de novo. Parece um martírio! Porém, não precisa ser assim.

Na dissertação, delimitar um tema específico dentro do que foi sugerido é o primeiro passo. Por exemplo: o tema geral “globalização” abrange muitos contextos. Contudo, o tema específico “Qual é a moeda da globalização: dólar ou euro?” só abrange um aspecto do tema geral.

Um problema pode ser escolher um tema específico do qual você não tem argumentos para expor. Não adianta optar por falar sobre “as conseqüências da globalização na economia” se o estudante não está a par do que acontece. É melhor que ele fale da evolução da internet ocasionada pela globalização.

É interessante fazer um rascunho, colocar as idéias no papel, pois à medida que as idéias forem fluindo o aluno pode ficar mais à vontade, sem se preocupar com a estética: poderá rasurar, apagar, escrever por cima.

Ao passar a limpo, releia seu texto, veja se há algo que queira acrescentar ou retirar, se não há repetições de idéias ou frases soltas, sem desenvolvimento.

Outra sugestão é deixar o título para o final, já que ele deverá instigar o leitor a respeito do que o autor escreveu. E é óbvio que você só saberá o que e como escreveu depois de finalizar o texto.

É importante saber a estrutura e os elementos de um tipo de redação para que você não corra o risco de fugir do que é indicado nas propostas do vestibular na prova de Redação.

Se quiser saber mais sobre o tema “redação”, consulte nossos links a respeito do assunto e saiba mais sobre os tipos de redação e dicas sobre como redigir.

O que tem de bom na rede!

Texto 1

Jovens, covardes e homofóbicos (Revista Isto É – Edição: 2141)

Quem são os acusados de espancar quatro rapazes na capital paulista só porque achavam que eles fossem gays
Bruna Cavalcanti e Solange Azevedo

VIOLÊNCIA
Betonio foi agredido por jovens de classe média. Câmeras
de segurança gravaram o ataque. Soraia, mãe de um deles, reclamou de uma das vítimas por ter feito BO

Tudo não passou de uma briga boba.” Foi assim que a publicitária Soraia Costa, 37 anos, classificou a série de espancamentos protagonizada pelo seu filho – de 16 anos – e mais quatro amigos. Todos estudantes de classe média, baladeiros e com histórico de rebeldia. Uma das vítimas foi Luis Alberto Betonio. Ele saía de uma delegacia na região central de São Paulo – com o rosto todo inchado, cheio de curativos e uma porção de hematomas pelo corpo – quando foi abordado por Soraia. Era domingo 14. De maneira autoritária, a publicitária reprimiu a atitude do rapaz. “Você não precisava ter feito um boletim de ocorrência.”

Soraia é bonita, moradora de um bairro nobre da capital e cultiva um estilo autoconfiante. Betonio leva uma vida bem mais modesta. Tem 23 anos, estuda numa universidade popular e reside em Parelheiros, uma das áreas mais pobres da cidade. “Fiquei tão indignado que não consegui responder”, contou Betonio à ISTOÉ. O pai de um dos agressores ainda reclamou com o delegado: “O senhor não é médico. Como pode autuar meu filho em flagrante alegando que ele causou uma lesão corporal gravíssima?”

Os cinco adolescentes, quatro deles menores de idade, passaram pouco mais de 24 horas detidos. Atrás das grades, choraram. “A carceragem é para chorar mesmo. Ainda mais para quem está acostumado com papai e mamãe sempre socorrendo”, disse o delegado Renato Felisoni, que investiga o caso. “Eles chamaram as vítimas de ‘bichas’ e as espancaram porque achavam que fossem homossexuais.” Além de Betonio, o grupo é acusado de atacar outros três rapazes. Um lavador de carros e dois jovens que esperavam por um táxi na avenida Paulista. “Não sou gay, mas um amigo que estava comigo é”, conta Betonio. “Eu tinha acabado de sair de uma lanchonete. Percebi esses jovens vindo no sentido contrário ao meu. Estavam bem vestidos, pareciam pessoas normais.” Logo que passou pelo bando, o universitário foi surpreendido com golpes na cabeça. Jonathan Domingues, 19 anos, o atacou com duas compridas lâmpadas fluorescentes. “Os outros quatro adolescentes assistiam a tudo dando risadas”, lembra a vítima. A pancadaria começou em seguida.

Apesar de os pais dos agressores alegarem que eles são “bons meninos” e que nunca se envolveram em grandes confusões, amigos relatam que não é bem assim. O filho de Soraia passou por várias escolas de São Paulo e, por mais de uma vez, acabou expulso. Desde o início deste ano, é aluno do Colégio Avanço, na zona sul da cidade. “Ele já foi retirado da sala algumas vezes por causa de indisciplina. Costuma ficar rindo das professoras e jogando bolinhas de papel”, revela uma colega. Depois das agressões, ele continua frequentando as aulas normalmente. Amigos próximos têm se divertido com o garoto dizendo que, se acontecer alguma briga, irão chamá-lo para participar. O adolescente vive com a mãe. Ele é filho de Carlos Massetti, acusado pela polícia italiana de ter ligações com a máfia siciliana, e neto de Gaetano Badalamenti. Conhecido como Dom Tano, Badalamenti morreu em 2004, numa prisão americana, onde cumpria pena por assassinatos e tráfico de drogas. Procurada por ISTOÉ, Soraia negou que seu ex-marido tenha dívidas com a Justiça. “Não temos mais nada para falar. Estamos todos bem”, disse. Jonathan, o mais velho do grupo, é praticante de artes marciais e também teve problemas na escola. “No ano passado, o pai queria mandá-lo para Curitiba, para a casa de uma irmã”, afirma o instrutor Reinaldo Dutra, proprietário de uma academia de jiu-jítsu na zona sul de São Paulo. “Ele foi aluno durante uns seis meses e já não aparecia havia algum tempo. Não parecia brigão. Mas ouvi dizer que costumava beber quando ia para as baladas.” Jonathan mora com o pai e um irmão num confortável apartamento numa área nobre de São Paulo. Perto dali, vivem os outros três agressores. Um deles, também adepto do jiu-jítsu e de muay-thai. O garoto, de 16 anos, que reside com a mãe, passou a se apresentar na rede social Orkut como “o moleque doido da avenida” assim que foi libertado da Fundação Casa (ex-Febem).

Homofobia de farda

Mais um caso chocante de homofobia abalou a reputação do Rio de Janeiro, cidade eleita o melhor destino gay do mundo por um site e um canal de tevê internacionais. Um dos mais bonitos cartões-postais da cidade, o Arpoador, na orla de Ipanema, foi palco da cena ocorrida no domingo 14, quando um grupo de 20 jovens homossexuais que tinha participado, pouco antes, da passeata do Orgulho Gay estava reunido no local e foi abordado pelos sargentos Ivanildo Ulisses Gervásio e Jonathan Fernandes da Silva. Armados e trajando fardas camufladas, os militares insultaram e expulsaram o grupo. O estudante Douglas Igor Marques, 19 anos, ousou questionar a truculência e, em resposta, foi baleado na barriga. Por sorte, o tiro pegou de raspão. “A motivação foi homofóbica”, afirmou o delegado Fernando Veloso, da Delegacia do Leblon, que autuou os sargentos por tentativa de homicídio duplamente qualificada (motivo torpe e sem dar chance de defesa à vítima). “O cara me empurrou no chão, falou que eu era uma vergonha para a minha família, e atirou”, contou Douglas. Os agressores estão presos preventivamente e podem ser expulsos da instituição.

O Estado do Rio foi o primeiro a criar um programa de combate à homofobia, seguindo os passos do governo federal. Nos últimos 12 meses, o “Rio sem Homofobia” registrou 600 denúncias de agressão contra homossexuais — recebidas tanto por um disque-cidadania gay como por registros policiais. “Somos o primeiro Estado a incluir a homofobia como possível motivo de crime nos boletins de ocorrência. Em janeiro do ano que vem, pretendemos inaugurar um núcleo de monitoramento de crimes homofóbicos”, explicou Cláudio Nascimento, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT do Rio.
Adriana Prado e Wilson Aquino

Revista Isto é


Texto 2

O Princípio da Igualdade, presente explicitamente no caput do artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil:

Todos somos iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza, garantindo – se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade, (…)”,

Texto 3

Sermão de Santo Antônio aos Peixes, do qual foi transcrito o fragmento abaixo, da parte IV.

“A primeira coisa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande

escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que

os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário era menos mal. Se os pequenos comeram os

grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não

bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande. (…)

Os homens, com suas más e perversas cobiças, vêm a ser como os peixes que se comem uns

aos outros. Tão alheia coisa é não só da razão, mas da mesma natureza, que sendo todos criados no mesmo elemento, todos cidadãos da mesma pátria, e todos finalmente irmãos, vivais de vos comer.

(Padre Antônio Vieira)

Texto 4

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira,

que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”

João 3:16

Atividade proposta

Redija uma carta de leitor de 20 a 25 linhas à edição da Revista Isto é, apresentando a sua posição sobre a homofobia no Brasil e o programa de combate a ela, criado no Rio de Janeiro “Rio sem Homofobia.” Relacione o conteúdo de sua carta aos textos 2, 3 e 4 explicitando se o seu ponto de vista está ou não em conformidade com eles.

Temas para Redação.

Novos temas de redação para o ENEM 2011

Água: um fem finito.

Deficiência visual no Brasil x inclusão social.

Calamidades naturais: uma resposta da natureza ao homem.

Bioética: porque a vida merece ser respeitada.

Consumismo: o grande vilão no aumento do lixo eletrônico.

Igualdade de gêneros: uma luta de respeito.

A mulher brasileira do século XXI e a luta pela igualdade de gênero.

Cidadania: princípio para o fim à corrupção.

Eleições: A manifestação popular na construção da história brasileira.

Busque informações sobre os temas e desenvolva os seus textos.

Novidades para o 3º ano

Temas que levam a uma reflexão crítica e a um obrigatório posicionamento do candidato frente a questões atuais do Brasil e do mundo: eis a tendência geral das provas de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio - que se tornou, agora, uma das mais importantes avaliações para o ingresso nas instituições de ensino superior no país. Veja, abaixo, os temas já solicitados:

temasdoenem















Em 2008, o tema foi "A preservação da Floresta Amazônica".

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Postura corporal.


Dicas de como cuidar da sua postura corporal.
Samara - Professora de Educação Física - Escola Padre Amorim

De olho na postura corporal!!!!

Postura Corporal
Sobre a Postura Corporal
Uma postura corporal correta contribui para o bem-estar geral das pessoas. Além disso, essa atitude evita que surjam no
futuro dores no pescoço e nas costas. Com uma boa postura corporal é possível prevenir danos permanentes como escoliose, hérnia de disco e deformações.A postura corporal equivale à posição da cabeça, tronco e membros em repouso ou em movimento. Sem contar que ela influencia também a impressão que as outras pessoas têm de nós.
Como adequar a Postura Corporal
Não é fácil adequar sua postura corporal, tanto em pé como sentado. Para isso, é necessário prestar
atenção nos seus hábitos e se esforçar para sempre corrigi-los. Para melhorar a postura em pé é importante manter a cabeça alta, queixo para frente, peito para fora, ombros para trás e estômago para dentro.
Postura Corporal quando sentada
Quando sentada, a pessoa deve manter as
dicas acima, apoiando bem a região lombar, e mantendo as costas apoiadas no encosto da cadeira. Quem fica muito tempo sentado trabalhando, deve ter alinhado os braços da cadeira na altura dos cotovelos. E também manter as pernas um pouco mais elevadas com os pés apoiados num descanso.
Postura Corporal - método de reeducação
Além disso, uma boa opção para corrigir problemas de postura corporal é o método de Reeducação Postural Global (RPG). Essa terapia
trabalha com os ossos e os músculos para corrigir a postura dos pacientes. Ela é indicada para casos de artrose, desvios de coluna, como a escoliose, hérnia de disco, dor ciática, torcicolo, tendinites, entre outros males.

Samara - Professora de Educação Física - Escola Padre Amorim

Banco de redação - UOL


Redação corrigida e comentada.Aproveite e analise também o texto.

Por quais motivos o Brasil se pinta
O esporte é, no mundo inteiro, responsável pela mobilização e fascinação de muitas pessoas.Na Grécia Antiga, a competição esportiva com o intuito de encontrar o melhor em cada modalidade competida, deu origem aos atuais Jogos Olímpicos.Há anos, o ser humano tem esta necessidade:demonstrar força e agilidade.
Cada povo, de acordo com suas tradições e costumes, é apreciador de um determinado esporte.Nos Estados Unidos, o basquetebol ocupa lugar de destaque.No Japão, as lutas são populares.No entanto, nenhum dos esportes praticados no mundo conseguiram (conseguiu), até hoje, alcançar a popularidade do futebol, sendo ele o mais praticado.
Criado pelos ingleses(O futebol foi criado pelos ingleses,mas) o Brasil foi o pois que mais bem soube absorver seus fundamentos, chegando ao ponto de ser conhecido como país do futebol.Suas regras simples possibilitam a prática por qualquer um, seja rico ou pobre.Existe até um ditado popular:”futebol não se aprende na escola”, ou seja, num país carente por educação, nossos maiores ídolos não vieram da área acadêmica, mas sim das periferias do país, são os jogadores.
É previsível que um esporte tão democrático cause tanta comoção popular.Em época de Copa do Mundo, o brasileiro se veste de verde e amarelo, se pinta, torce, vibra e sente orgulho de ser brasileiro.Uma verdadeira demonstração de patriotismo.Porém,não é só em época Copa do Mundo que se vê isso nas ruas.Na década de oitenta, durante a redemocratização, o brasileiro também foi às ruas pedir “Diretas já.”No caso conhecido como Impeahtiman(impeachment) do Presidente Collor” o brasileiro se pintou de verde e amarelo e foi às ruas exigir a saída do então Presidente.
Atualmente, o Brasil é um país democrático, pacífico e em desenvolvimento, há muito a ser melhorado, porém, conseguimos diminuir a pobreza e há programas de governo pelo fim da fome.Desta(Dessa) forma, nada mais evidente que demostrar(demonstrar) patriotismo através(por meio) de um esporte em que somos considerados os melhores e, desde a década de cinqüenta, temos muitos títulos, e também, em épocas difíceis em que o patriotismo era algo impositivo para mascarar a opressão, e não espontâneo como agora.
Comentário geral;
Apesar da falha na conclusão, o texto está muito bem estruturado, com as etapas dissertativas respeitadas e sustentadas com boas informações.Título adequado e bom uso de comparações e de informações históricas.
Aspectos pontuais:
1-Terceiro parágrafo:como o sujeito das orações não é o mesmo(futebol /Brasil), não é possível deixar a primeira oração reduzida e com sujeito oculto, pois isso provoca leitura equivocada.
2-Quinto parágrafo:na conclusão, o autor parece lembrar-se de algo importante(a imposição do patriotismo em épocas difíceis)e tenta fazer uma referencia final para valorizar o conteúdo, mas isso não ficou bom, pois os dados ficam soltos no texto, sem o devido desenvolvimento(quais títulos o Brasil ganhou?A que época difícil se refere? O que aconteceu? O texto deveria terminar no trecho”...esporte em que somos considerados os melhores.”
Competências avaliadas:
1) 1.5
2) 2.0
3) 2.0
4) 1.5
5) 1.5
Total de pontos obtidos na redação: 8.5
Aproveite e escreva também o seu texto.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pense nisso!

A Ingestão de Álcool
A ingestão de álcool representa vários perigos para a saúde e não só, pois um indivíduo quando ingere álcool fica incapacitado de realizar tarefas manuais ou intelectuais com competência.
O álcool afecta principalmente o cérebro. Em pequenas quantidades o álcool provoca descontracção e euforia.Ao aumentar a dose ingerida, a perda de controlo é cada vez maior; se o consumo for excessivo, num curto espaço de tempo, pode levar ao estado de coma e à morte.
No entanto, a maioria dos alcoólicos são consumidores crónicos, isto é, a ingestão diária de álcool tornou-se um vício sem o qual o indivíduo não pode passar. Surgem então complicações graves, como hepatite alcoólica, cancro do fígado e doenças do sistema nervoso. Outras complicações graves para a família e sociedade são a violência física e verbal que o álcool exerce sobre os que rodeiam o alcoólico, o perigo de condução de veículos sob o efeito do excesso de álcool, provocando acidentes de viação e faltas ao trabalho.
Os Malefícios do Tabaco
O tabaco, tal como o álcool, tem consequências graves na saúde do indivíduoO fumador morre cada vez mais cedo pois de sofre de doenças cardiovasculares e contrai cancros diversos, como o da boca, laringe e do pulmão. O cancro do pulmão é a principal consequência do consumo do tabaco.Os fumadores passivos são pessoas não fumadoras mas que trabalham ou convivem com fumadores, ao inalarem esse fumo, contraem bronquites, asma e também cancro do pulmão. Por esta razão, é cada vez mais necessário que nos locais públicos como cafés, restaurantes, cinemas e centros comerciais se respeitem os Direitos do Não Fumador.

Luciane.

Banco de Redações



Proposta de Redação:

Leia sobre o tema, pesquise e EXERCITE.


Juventude e alcoolismo:um problema social.
As bebidas alcoólicas pertencem ao grupo das drogas lícitas mais consumidas no Brasil. O comportamento festivo do brasileiro sempre foi regado a muito álcool:caipirinha na praia, cerveja no futebol, coquetel na balada.O problema é que os jovens estão começando a beber cada vez mais cedo.Uma pesquisa da Unifesp sobre o consumo de bebidas alcoólicas por estudantes de ensino médio reacendeu a discussão sobre o tema.Que razões levam o jovem ao consumo de álcool?Quais os problemas decorrentes disso?Por que a lei que proíbe a venda de bebidas a menores de idade não é cumprida?Qual a responsabilidade da família, da sociedade e do governo diante desse problema?
Reflita sobre essas questões e elabore uma dissertação argumentativa com o tema:Juventude e alcoolismo:um problema social.

Novidades! Banco de Redação - UOL

O Literatura Viva oferece a você uma oportunidade de praticar redação com a orientação de um site especializado no assunto (bancoderedaçao- UOL).Você poderá ler a proposta e as instruções e começar a produzir os seus textos.Boa sorte!Aproveite os temas atuais e exercite a escrita.Luciane e Djanira.


Proposta de fevereiro de 2011
Enchentes: o excesso de chuvas é o único responsável pelo desastre?
Um ano após o deslizamento de terras que matou cerca de 50 pessoas em Angra dos Reis, o Estado do Rio de Janeiro voltou a sofrer as consequências das fortes chuvas de verão. Neste ano, foram mais de 700 mortes na região serrana, motivo de comoção nacional. A Austrália também foi tomada por fenômeno semelhante, mas lá a enchente, que deixou mais de 3,5 mil desalojados, matou apenas cerca de 30 pessoas. A comparação entre o que ocorreu nos dois lugares dá o que pensar, principalmente quando se leva em conta que, segundo muitas previsões, há mudanças climáticas em curso e o volume de chuvas pode aumentar gradativamente ao longo do século. A questão é se o homem está totalmente à mercê das forças naturais e nada pode fazer diante da fúria da natureza ou se existem formas de prevenir os desastres e proteger-se deles. Na sua opinião, deve-se culpar somente o excesso de chuvas pelas catástrofes que atingiram diversas cidades brasileiras neste ano?
Envie sua redação
Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:
Mudança climática e ação contra enchentes
Leia os textos de apoio:
Texto 1-
O aumento da incidência de chuvas em consequência das mudanças climáticas globais não pode servir de desculpa para os governos não agirem para evitar enchentes, na avaliação de Debarati Guha-Sapir, diretora do Cred (Centro de Pesquisas sobre a Epidemiologia de Desastres), de Bruxelas, na Bélgica. (...) "Dizer que o problema é consequência das mudanças climáticas é fugir da responsabilidade, é desculpa dos governos para não fazer nada para resolver o problema", critica Guha-Sapir, que é também professora de Saúde Pública da Universidade de Louvain. (...) Segundo ela (Guha-Sapir), as consequências das inundações são agravadas pela urbanização caótica, pelas altas concentrações demográficas e pela falta de atuação do poder público. (...) Para a especialista, questões como infraestrutura, ocupação urbana, desenvolvimento das instituições públicas e nível de pobreza e de educação ajudam a explicar a disparidade no número de vítimas entre as enchentes na Austrália e no Brasil.
[Folha.com/BBC Brasil]

Enchente na cidade australiana de Toowoomba. (Wikimedia Commons)

Estado australiano diz que investigará causa de enchentes
A premiê do Estado de Queensland, na Austrália, anunciou nesta segunda-feira que fará uma investigação sobre as enchentes que devastaram grande parte do Estado nas últimas semanas. Segundo Anna Bligh, o inquérito vai observar questões como o funcionamento das represas, fará um "exame forense" da cadeia de eventos que levou às enchentes e servirá de guia para futuros investimentos no Estado. A Comissão de Inquérito custará 15 milhões de dólares australianos (R$ 25 milhões) e ficará encarregada de entregar um relatório provisório em agosto e outro, final, dentro de um ano, após investigar sistemas de alerta, planejamento governamental e a estrutura de atendimento emergencial. "Vejo isso como um investimento na nossa segurança futura, para que nos preparemos melhor para eventos como este", declarou Bligh, que disse não querer que nada seja "escondido sob o tapete".
[UOL Notícias/BBC Brasil]
Texto 2
Previsão do tempo
Ignorando evidências sobre eventos climáticos extremos, governantes abandonam populações à mercê de inundações e deslizamentos Todo ano o discurso se repete. Diante dos desastres provocados pelas chuvas, autoridades das diversas esferas se referem ao caráter excepcional, inédito, fora do normal, das precipitações que acabaram de ocorrer. Não mentem ao dizer isso - mas a constatação não lhes serve de desculpa. O aumento de episódios de chuvas extremas era previsível, diante do crescimento desordenado das cidades e da mudança climática provavelmente em curso no planeta. Em São Paulo ou em qualquer outra região do país, as projeções do clima ganham cada vez mais precisão e credibilidade, mas não apontam para fenômenos novos. Enchentes e deslizamentos se repetem todos os verões, assim como as promessas de que não voltarão a ocorrer no próximo. Os governantes não agem na medida do necessário para adaptar as cidades brasileiras a uma situação que se agrava, a olhos vistos, de ano para ano. E que não se explica só por "causas naturais": surgem na medida da irresponsabilidade humana, em sua repetição e em seus trágicos efeitos.
[Folha de S.Paulo, editorial, 16 de janeiro de 2011]
Texto 3
O emergente submergiu
No caso da tragédia do Rio, é só somar 1+1+1 e o resultado inexorável será a incompetência do poder público e o retrato de um país que tem mais de submergido que de emergente. Primeiro 1 - O "Jornal Nacional" de quinta-feira mostrou que choveu mais em Portugal e na Austrália do que no Rio de Janeiro. Mas o número de mortos no Rio foi esmagadoramente superior. Segundo 1 - O serviço de meteorologia emitiu aviso especial sobre a iminência de fortes chuvas precisamente nas áreas que acabaram sendo devastadas. Uma das prefeituras reconheceu ter recebido o aviso cinco horas antes da explosão. Nada foi feito. Terceiro 1 - A manchete desta Folha, ontem, mostra que desde 2008 o Rio de Janeiro sabia perfeitamente que havia riscos tremendos nas cidades que foram as principais vítimas. O que foi feito? Nada. Tudo somado, o que se tem é o óbvio fato de que chuvas torrenciais podem acontecer, deslizamentos formidáveis também -e, até aí, a culpa é só da natureza-, mas falta, no Brasil, acontecer a prevenção.[Clóvis Rossi, Folha de S.Paulo, 16 de janeiro de 2011]

Observações:
Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua padrão;
Deve ter uma estrutura dissertativa;
Não deve estar redigido em forma de poema (versos) ou narração.
A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
Não deixe de dar um título a sua redação.

Elaboração da Proposta

Com base nos textos acima, elabore sua redação sobre o tema Enchentes: o excesso de chuvas é o único responsável pelo desastre?.




































Confira as redações avaliadas a partir de 1 de março de 2011.
Elaboração da Proposta
Sueli de Britto Salles, especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Com base nos textos acima, elabore sua redação sobre o tema Enchentes: o excesso de chuvas é o único responsável pelo desastre?. Quando ela estiver pronta, clique no link abaixo para enviá-la.

Curiosidades sobre o beijo.


• Aproximadamente 97% das mulheres fecham os olhos quando beijam e, apenas 30% dos homens fazem o mesmo. • O ser humano movimenta 29 músculos, sendo doze dos lábios e dezessete da língua para poder beijar. • Um beijo estilo “de cinema” pode significar a aplicação de uma pressão de 12 quilos sobre os lábios. • A longo de sua vida uma pessoa troca em média 24.000 beijos, dos maternais aos apaixonados. • Quando beijamos alguém, os resíduos da saliva permanecem em nossa boca por três dias e no ato do beijo podem ser repassados 250 vírus e bactérias diferentes. • O beijo também eleva os batimentos cardíacos, pulando de 70 para 150 batimentos por minuto. • Durante o beijo de língua o corpo queima 12 calorias e a produção de hormônios aumenta. • A ciência que se dedica a estudar os beijos é a filematologia, e o medo de beijar é a filemafobia. • Em diversas tribos africanas, os nativos reverenciavam o chefe beijando o chão que ele pisa.
Veja links relacionados:
Brasil Escola - Conheça os diferentes tipos de Beijos.
Declaração de Amor - Os significados do Beijo na Boca.
Faça seus comentários aqui. Luciane

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

As aulas já começaram!!!!!


A escola Padre Amorim já estar de volta às suas atividades letivas do ano de 2011.Esperamos que durante o ano possamos divulgar muitos trabalhos realizados pelos alunos da nossa escola.
Nós, do Litviva esperamos que vocês estejam gostando dos nossos projetos.
Aguardem as novidades do Literatura Viva.